Secura do ar deixa Brasil em emergência

Previsão é da continuidade dos dias quentes e secos na maioria das áreas do país, pelo menos até meados da próxima semana. Brasil entrou em emergência na tarde de 10 de setembro, não por causa de temporais ou ventanias ciclônicas, mas pela secura do ar. A tarde de 10 de setembro pode ser considerada a mais seca do Brasil em 2025, até agora. A umidade relativa do ar ficou igual ou abaixo dos 10% nos estados do ParanáSão PauloMinas Gerais, Mato Grosso do Sul, GoiásTocantins, Bahia e Maranhão. O menor nível de umidade no ar foi de 6% registrado no aeroporto de Ribeirão Preto, cidade do norte do estado de São Paulo. Níveis de umidade no ar em torno dos 60% são considerados adequados para o conforto humano, pela orientação da OMS – Organização Mundial da Saúde.

Aumento do calor reduz a umidade no ar

Os níveis extremos de baixa umidade no ar estão diretamente relacionados com o grande aumento do calor que vem sendo observado no Brasil nesta segunda semana de setembro de 2025. Na tarde de 10 de setembro, temperaturas em torno dos 40°C foram observadas em estados do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste, mas muitas áreas no interior de São Paulo experimentaram calor de 35°C a 37°C. Áreas do oeste e norte de Minas Gerais registraram temperaturas de 36°C a quase 39°C e o norte do Paraná, de 33°C a quase 36°C. Quanto mais quente o ar, maior é a evaporação natural da umidade. O aumento do calor desta semana está fazendo com que o ar, o solo, a vegetação percam mais umidade.

Mais dias quentes

maioria das áreas do Brasil vai continuar sem chuva pelo menos até o início da próxima semana. As temperaturas vão continuar elevadas no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste e parte do Paraná, onde não há expectativa de entrada de ar frio que possa ajudar a diminuir o calor. Níveis de umidade do ar entre 21% e 30% serão observados em amplas áreas do país até o começo da próxima semana. Além disso, índices de umidade relativa do ar em torno dos 10% devem voltar a se repetir em várias áreas do interior do Sudeste, nos estados do Centro-Oeste, no interior do Nordeste e também no Tocantins e em áreas do leste do Pará.

Como se proteger da secura do ar?

As previsões diárias e para um período de uma semana são acessíveis no app e no site da Climatempo e sempre mostram como deve se comportar a umidade relativa do ar. Fique atento aos valores mínimos de umidade do ar previstos! Em dias de ar muito seco, é muito importante aumentar a hidratação! Beba mais água do que de costume. Faça exercícios físicos de manhã cedo ou à noite, que são períodos do dia onde a umidade relativa do ar ainda não está muito baixa. Cuide dos idosos e das crianças oferecendo água para eles. Cremes e óleos corporais adequados também ajudam a manter a pele com boa hidratação.
0%